A Garantia Jovem ajuda-te a encontrar uma proposta de emprego em Portugal ou até no estrangeiro.
Também podes conhecer apoios e incentivos para a criação do teu próprio emprego ou empresa.
Para facilitar a tua integração no mercado de trabalho e a criação de oportunidades de emprego, os empregadores que te contratem podem ser apoiados financeiramente.
Conhece as medidas de apoio à contratação:
É um apoio que se destina a apoiar uma entidade empregadora por te contratar.
Trata-se, assim, de um apoio financeiro às entidades empregadoras que celebrem contratos de trabalho com jovens.
Podes beneficiar se tens entre 18 e 29 anos e fores contratado por uma empresa ou outra entidade privada sem fins lucrativos.
Terás de estar inscrito no IEFP, há, pelo menos, 2 meses consecutivos.
As candidaturas são feitas pelas empresas, e outras entidades sem fins lucrativos, que, são as entidades que podem beneficiar deste apoio.
As entidades acima podem pedir um perfil profissional que será selecionado de entre os jovens inscritos no IEFP ou, em alternativa, podem mesmo identificar na candidatura quais os jovens com quem pretendem colaborar.
Se te identificarem é positivo, pois é sinal que foste proactivo em relação ao mercado de trabalho e criaste condições para gerar a oportunidade que te vão dar.
Assim, caso detetes uma oportunidade, podes referir à entidade empregadora que, ao contratar-te, vai beneficiar deste apoio.
Se a empresa com quem falares quiser saber mais, clica aqui.
As entidades têm de reunir alguns requisitos como, por exemplo, não ter dívidas às Finanças ou à Segurança Social.
As candidaturas deverão ser efetuadas pelas entidades promotoras acima referidas e podem, caso entendam, identificar-te na candidatura, caso, reúnas os requisitos.
Se a empresa com quem falares quiser saber mais, clica aqui.
Portaria n.º 34/2017, de 18 de janeiro
Consulta o regulamento aqui.
Se és empreendedor, tens uma ideia de negócio e queres iniciar uma atividade empresarial de pequena dimensão, a Garantia Jovem oferece-te a oportunidade de criares o teu próprio emprego ou empresa.
Conhece as medidas de apoio ao empreendedorismo:
Já pensaste em criar a tua própria empresa e emprego?
Este programa ajuda-te a criar uma empresa e concede-te vários apoios.
Tens de estar inscrito no IEFP.
O projeto de criação de empresa tem de respeitar algumas regras:
As candidaturas são apresentadas ao IEFP até 31 de dezembro de 2015.
Existem várias modalidades de apoio:
Portaria n.º 151/2014, de 30 de julho.
Se quiseres saber mais clica aqui e escolhe o separador "Investe Jovem".
Candidaturas podem ser efetuadas aqui
Já pensaste em criar o teu próprio emprego ou empresa?
Este programa ajuda-te com a possibilidade de acederes a linhas de crédito com garantia e bonificação da taxa de juro concedido por instituições bancárias, receberes de uma só vez o subsídio de desemprego ou teres apoios técnicos à criação e consolidação do teu projeto.
Tens que estar inscrito no IEFP.
O projeto de criação de empresa não pode envolver:
O projeto é apresentado diretamente a uma das instituições bancárias aderentes.
No caso dos projetos de criação do próprio emprego, o acesso ao pagamento de uma só vez do montante total do subsídio de desemprego pode ser complementado por acesso a crédito bancário. As candidaturas são apresentadas no teu serviço de emprego do IEFP.
Consulta o regulamento e legislação aqui.
O Programa Nacional de Microcrédito baseia-se num acesso mais facilitado ao crédito - através da tipologia MICROINVEST - e na disponibilização de apoio técnico na criação e na formação do empreendedor, durante os primeiros anos de vida do negócio.
Surge para apoiar a criação do emprego e o empreendedorismo entre as populações com maiores dificuldades de acesso ao mercado de trabalho.
Jovens até aos 29 anos com especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e em risco de exclusão social, que possuam uma ideia de negócio viável, perfil de empreendedor e formulem e apresentem projetos viáveis para criar postos de trabalho
Mais informações, candidaturas e regulamento aqui.
Programa destinado a apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social, bem como a criação de postos de trabalho, por e para jovens.
O Empreende Já foi desenhado para apoiar a empregabilidade de jovens NEET (jovens que não estudam nem trabalham) e tem os seguintes objetivos:
Todos os jovens que reúnam, à data de candidatura, os seguintes requisitos:
Na ação 1, os jovens empreendedores beneficiam de:
Na ação 2 os jovens empreendedores, beneficiam dez mil euros, por projeto, destinado ao arranque de empresas ou de entidades da economia social e à criação dos respetivos postos de trabalho.
Este apoio visa, exclusivamente, os projetos desenvolvidos e selecionados ao abrigo da ação 1.
O programa Empreende Já — Rede de Perceção e Gestão de Negócios foi criado e regulamentado ao abrigo,
Para aceder a mais informações e candidaturas clica aqui.
Consideras-te empreendedor? Já pensaste em desenvolver um projeto de criação do próprio emprego aliado ao desenvolvimento de uma cultura solidária e de cooperação?
Então o COOPJovem é para ti.
Os jovens devem ser detentores de um projeto cooperativo que ainda se encontre na fase da ideia, com potencial de crescimento, e que responda a uma necessidade dos seus membros.
Um incentivo mensal:
a atribuir durante um período mínimo de 2 meses e até ao máximo de 6 meses
Este programa está previsto na Portaria 354/2015, de 13 de outubro.
O regulamento de COOPJovem foi publicado em Diário da República a 09 de novembro de 2015.
Mais informação sobre o COOPJovem aqui
Já pensaste em ir estudar ou trabalhar no estrangeiro? A mobilidade internacional está nos teus planos?
Para dentro da Europa, a Rede EURES pode ajudar-te a estar informado sobre como procurar emprego noutro país e as condições de vida e trabalho que vais encontrar. Conhece a página da Rede EURES Portugal e acompanha as suas atividades no facebook.
Conhece também os projetos que podem ajudar-te a fazer face a alguns desafios, como a aprendizagem de uma nova língua:
É um programa que te ajuda a encontrar emprego noutro país da União Europeia.
"O teu primeiro emprego EURES" conta com o apoio dos serviços nacionais de emprego de cada país (informações, procura de emprego, recrutamento, financiamento), que ajudam quer os jovens à procura de emprego quer as empresas interessadas em recrutar pessoas de outros países da europa.
Os candidatos a emprego que tenham:
Os empregadores que:
Para os candidatos a emprego
Para os empregadores:
Esta ação não abrange o preenchimento de vagas em instituições e organismos da UE ou outras organizações internacionais de caráter político, económico, social ou científico (organismos das Nações Unidas, OCDE, Conselho da Europa, OIT, etc.) nem em entidades reguladoras supranacionais e respetivas agências.
Contacta um dos serviços de emprego responsáveis pela ação. Para mais informações, consulta o guia sobre «O teu primeiro emprego EURES» aqui.
Curso de formação profissional dual na Alemanha, alternando formação teórica numa escola e formação prática na empresa, com uma duração de cerca de 3 anos. O programa agrange várias profissões mas tem-se dirigido especialmente aos setores da hotelaria, restauração e turismo, da construção civil e dos serviços pessoais. Embora exista a possibilidade de uma proposta de contrato de trabalho no final da formação, não há garantia de emprego.
Se estiver interessado registe-se no site do programa em: www.thejobofmylife.de/en
Precisa de mais esclarecimentos? Envie-nos um email para Jobofmylife_formacao@iefp.pt