Notícias

Concurso de Empreendedorismo - ACREDITA PORTUGAL

23 jan. 2017

O IEFP, no âmbito da Parceria com a Associação Acredita Portugal, apoia esta nova edição.

O Concurso Montepio Acredita Portugal é um concurso de empreendedorismo de âmbito nacional que visa premiar os melhores projetos e ajudar os que pretendem criar o próprio emprego.

Conheça as condições do concurso e participe.

Inscrições abertas até 15/01/2017.

http://www.acreditaportugal.pt/informacoes

 

Abertas Candidaturas CoopJovem

25 out. 2016

Estão abertas candidaturas para o programa CoopJovem - programa de Empreendedorismo Cooperativo integrado na Garantia Jovem.

Sabe mais em www.cases.pt/programas/coopjovem

INOV CONTACTO - Candidaturas Abertas

16 set. 2016

Estão abertas até 15 de Setembro as candidaturas à nova edição dos Estágios Inov Contacto.

Mais informações aqui 

Investe Jovem - Abertura de candidaturas

2 set. 2016

Investe Jovem - Estão abertas candidaturas ao Programa Investe Jovem a partir do dia 21 de janeiro.

Através do Investe Jovem o IEFP concede apoios financeiros e técnicos aos jovens candidatos que apresentem projetos de investimento e criação do próprio emprego, contribuindo, também, para fomentar o desenvolvimento e crescimento regional e local, sendo que todos os processos de decisão, processamento dos apoios financeiros, gestão dos reembolsos e acompanhamento da atividade das iniciativas são da responsabilidade do IEFP.

Saiba mais consultando o regulamento aqui.

A Garantia Jovem no Metro Lisboa

5 jul. 2016

A Garantia Jovem está a ser divulgada por vários canais entre os quais em algumas estações de metropolitano de Lisboa e Porto.

Concursos de Empreendedorismo da Acredita Portugal

5 jul. 2016

Esta iniciativa visa promover o empreendedorismo associado a ideias inovadoras.

O concurso está aberto a todas as pessoas independentemente da idade ou formação profissional e tem como objetivo premiar projetos empreendedores nas áreas de comércio e serviços, industria e empreendedorismo social.

Candidate-se até dia 22 de janeiro.

saiba mais em www.oseusonho.org

 

 

Campeonato das Profissões vai começar

5 jul. 2016

Vai começar dia 22 de maio em Coimbra o Campeonato das Profissões. Não percas este evento e a oportunidade de conhecer melhor as várias profissões em competição.

Sabe mais em https://worldskillsportugal.iefp.pt

 

Estratégia Nacional para o Empreendedorismo

28 mar. 2016


Foi lançada a Estratégia Nacional para o Empreendedorismo.
Saiba mais informações bem como os vários eixos da estratégia em:

http://startupportugal.com/home-pt/

INVESTE JOVEM

2 set. 2015

Foi publicado o Regulamento do Programa de promoção do empreendedorismo por parte de jovens com idade inferior a 30 anos – Investe Jovem

Saiba mais consultando o regulamento aqui.

O período de candidaturas será oportunamente divulgado.

Apoio Técnico a Projetos Empreendedorismo

2 set. 2015

A medida de Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projetos (ATCP) consiste no apoio técnico a promotores de projetos de criação do próprio emprego no âmbito de programas do IEFP como é o caso do Investe Jovem.


Sabe mais em:
https://www.iefp.pt/en/empreendedorismo clicando no separador "apoio técnico".

Aqui pode ainda ser consultada a rede de entidades que prestam este apoio técnico em todo o país.


 

Apoio à contratação de jovens entra em vigor

2 set. 2015

Entra em vigor dia 20 de agosto o apoio à contratação "Estímulo Emprego" que visa apoiar empregadores que celebrem contratos de trabalho com jovens. 

Saiba mais na página da Garantia Jovem, ou aqui.

PEPAL – distribuição de vagas para estágio

22 jun. 2015

Foi publicado em DR o despacho que fixa a distribuição do contingente de estagiários pelas entidades promotoras no âmbito do PEPAL.

O despacho nº 1402/2015 - Diário da República n.º 29/2015, Série II de 2015-02-11 fixa a distribuição do contingente de estagiários pelas entidades promotoras no âmbito do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local. Consulta aqui.

Estágios em Embaixadas e Consulados

22 jun. 2015


Estão abertas candidaturas até 20 de Março para Estágios em Embaixadas e Consulados para jovens com formação nas áreas da diplomacia económica e política.

Sabe mais aqui no site Garantia Jovem em Estágios cliclando no separador "Estágios em Embaixadas e Consulados".

 

Garantia Jovem na Qualifica

22 jun. 2015


A Garantia Jovem está presente na Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, a decorrer na Exponor de 09 a 12 de Abril de 2015.

Mais informações em www.qualifica.exponor.pt

Formação Dual na Alemanha

18 dez. 2014

O programa The job of my life destina-se a jovens europeus interessados em frequentar formação profissional dual na Alemanha.

 

Se estiver interessado, registe-se no site do programa em: www.thejobofmylife.de/en

O quê?

  • Curso de formação profissional dual na Alemanha, alternando formação teórica numa escola e formação prática na empresa, com uma duração de cerca de 3 anos.
  • O programa abrange várias profissões mas tem-se dirigido especialmente aos setores da hotelaria, restauração e turismo, da construção civil e dos serviços pessoais.

Para quem?

  • Jovens dos 18-27 anos
  • Cidadão de um país da UE, do EEE ou da Suíça com direito de liberdade de circulação para trabalhadores dentro da UE
  • Que tenha o ensino secundário completo e ainda não tenha concluído qualquer formação numa empresa ou um curso de mestrado
  • Com conhecimentos básicos de inglês e, preferencialmente, de alemão

Quais os apoios previstos?

  • Curso de formação em língua alemã em Portugal
  • Subsídio para despesas com as viagens entre Portugal e a Alemanha durante o período experimental e o curso de formação profissional
  • Subsídio mensal de sobrevivência na Alemanha

Precisa de mais esclarecimentos? Envie-nos um e-mail para Jobofmylife_formacao@iefp.pt

Formação Rede Parceiros

18 dez. 2014

O IEFP, IP deu início a um conjunto de ações de formação à rede de parceiros que participarão na operacionalização da Garantia Jovem, fazendo uso de uma plataforma informática que pretende sinalizar e acompanhar os jovens.

Depois de uma ação em Lisboa e outra no Porto, em Setembro serão promovidas mais sessões de forma a cobrir todo o território continental, prevendo-se abranger cerca de 900 participantes.

PROGRAMA "RETOMAR" Candidaturas Abertas

18 dez. 2014

O Programa Retomar é uma medida que se insere na Garantia Jovem.

O "RETOMAR" é um apoio financeiro anual destinado a estudantes que pretendam completar formações anteriormente iniciadas ou realizar uma formação em área diferente, no ensino superior.

Para o ano letivo 2014/2015, o prazo de submissão do requerimento da bolsa Retomar decorre, entre 21 de julho e 30 de setembro.

Mais informações aqui.

INOV CONTACTO - Inscrições Abertas

18 set. 2014

Começa a tua carreira com um estágio internacional numa grande empresa. Constrói a tua rede de conhecimento e capitaliza as melhores práticas de gestão em ambiente internacional.

Estão abertas inscrições para o INOV CONTACTO.

Estágios em grandes empresas com componente internacional. Sabe mais aqui.

A Garantia Jovem nas Jornadas da Juventude

18 set. 2014

A Fundação da Juventude está a promover a discussão de assuntos relacionados com os jovens, como a educação, emprego, inclusão social, voluntariado e desenvolvimento sustentável.

As "Jornadas da Juventude" pretendem envolver amplamente os jovens e as organizações da juventude, especialistas e decisores na discussão destas questões globais. O I Seminário realizou-se a 19 de maio, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Lisboa e Faro também vão receber Seminários Regionais, o primeiro a 22 de maio, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, e o segundo a 26 de maio, na Universidade do Algarve.

Sabe mais aqui:

http://www.fjuventude.pt/pt/destaques/551/jornadas-da-juventude.aspx

Campeonato Nacional das Profissões, Porto 2014

18 set. 2014

O Campeonato Nacional das Profissões Porto 2014 realiza-se no IEFP - Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto, entre 25 e 30 de maio. As competições estão abertas aos visitantes entre 26 e 29 de maio.

Trata-se de uma competição dirigida a jovens entre os 17 e os 25 anos que frequentam ou concluíram um percurso de qualificação, em modalidades de educação ou formação profissional.

Durante as provas, os cerca de 400 concorrentes terão oportunidade de demonstrar o seu nível individual de competências para o exercício da profissão, bem como o domínio das respetivas técnicas e ferramentas. As provas são avaliadas por peritos altamente qualificados, segundo critérios e prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente.

 

Inscrições abertas até 17 de maio em

http://skillsportugal.iefp.pt/Visitas.aspx

Sessões Divulgação Garantia Jovem

18 set. 2014

A Garantia Jovem está a ser divulgada pelo território de Portugal continental à rede de parceiros estratégicos.

As sessões de esclarecimento estão a ser organizadas por Áreas Metropolitanas (Lisboa e Porto) e CIM – Comunidades Intermunicipais, num total de 23.

A organização é conjunta, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Instituto da Segurança Social.

Os destinatários são, entre outros, os Serviços de Emprego e Formação Profissional, as Escolas, as Universidades e Politécnicos, as Associações Juvenis, as Autarquias, os Gabinetes de Inserção Profissional (GIP), as "Lojas Ponto Já" (IPDJ), os Centros para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP).

Já decorreram sessões em Portalegre, Santiago do Cacém, Viana do Castelo, Guarda, Setúbal, Castelo Branco, Beja e Penafiel.

São versados temas relacionados com a importância do combate à inatividade dos jovens, a heterogeneidade de soluções na Garantia Jovem, bem como a lógica do trabalho em parceria e sua operacionalização com vista a envolver os jovens NEET (jovens que não trabalham, não estudam nem frequentam formação) nas várias respostas da Garantia Jovem.

Garantia Jovem na Madeira

18 set. 2014

A Garantia Jovem foi apresentada no dia 15 de Abril de 2014 na RAM - Região Autónoma da Madeira.

Garantia Jovem, iniciativa que visa proporcionar a todos os jovens que estão desempregados ou afastados do sistema educativo ou formativo, o mais rapidamente possível e de forma gradual uma oportunidade de emprego, de continuação dos estudos, de formação ou de estágio, prevenindo e combatendo, deste modo, o desemprego dos jovens portugueses, foi apresentada na RAM - Região Autónoma da Madeira tendo para o efeito contado com a presença do Presidente do Instituto do Emprego da Madeira,  Sidónio Fernandes, o Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Jorge Gaspar, e a Coordenadora Nacional da iniciativa, Patrícia Borges.

Governo lança "Garantia Jovem"

18 set. 2014

 
Como resposta ao elevado desemprego jovem, o Governo aprovou em dezembro de 2013, a iniciativa Garantia Jovem. Esta iniciativa tem o ambicioso objetivo de procurar proporcionar a todos os jovens que estão desempregados ou afastados do sistema educativo ou formativo, o mais rapidamente possível e gradualmente no prazo de 4 meses, uma oportunidade de emprego, de continuação dos estudos, de formação ou de estágio. O objetivo é prevenir e combater o desemprego dos jovens portugueses.

1ª Reunião da Comissão de Acompanhamento

18 set. 2014

 

A Garantia Jovem concretiza-se através do "Plano Nacional de Implementação de uma Garantia Jovem", aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 104/2013, de 31 de dezembro. Este Plano identifica um conjunto alargado de parceiros que melhor podem atuar junto dos jovens e responder à diversidade de situações e problemas existentes. Dando início aos trabalhos de operacionalização desta iniciativa, realiza-se a 28 de janeiro a 1ª reunião da Comissão de Coordenação e Acompanhamento da Garantia Jovem.

Garantia Jovem alargada até aos 29 anos

18 set. 2014

 

Por decisão do Governo, o compromisso europeu da Garantia Jovem foi alargado também aos jovens que têm entre os 25 e os 29 anos de idade, permitindo a mais jovens portugueses beneficiar desta iniciativa.

Assim, a Garantia Jovem destina-se aos jovens entre os 15 e os 29 anos, inclusive, que não estejam integrados em qualquer modalidade de ensino ou formação ou no mercado de trabalho.

Garantia apresentada nas regiões

18 set. 2014

 

Com o objetivo de dar a conhecer a Garantia Jovem a um conjunto alargado de parceiros que se podem revelar estratégicos na sua concretização, estão a decorrer reuniões regionais de apresentação da iniciativa Garantia Jovem. Estas reuniões, que contam com a presença do Secretário de Estado do Emprego, iniciaram-se a 3 de fevereiro, no Algarve e no Alentejo, seguindo-se as regiões de Lisboa no dia 6 e do Centro a 7 de fevereiro e terminando no dia 10 na região Norte.